Concerto Lançamento CD Natal Brasileiro



Coro Feminino e Instrumentistas Convidados
apresentam:
Concerto e Café de Advento
regência
: Helma Haller
data: 28 de novembro de 2010 (1º Advento)
hora: 17h00
local: Salão Nobre do Clube Concórdia
endereço: Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 815 Curitiba, PR
ingressos (custo do café): na Secretaria do Clube a R$20,00
informações: 41 3222 8685

Instrumentistas:
Piano & Órgão Positivo: Elena Moukhorkina Moreno
Flauta: Gabriel Schwartz
Saxofones: Rodrigo Capistrano
Violão: Luiz Cláudio Ferreira
Rabeca & Gamba: Claudio Menandro
Percussão: Leandro Teixeira

Release:
N A T A L B R A S I L E I R O

Neste concerto, e apreciando o CD, o ouvinte terá uma idéia do natal brasileiro, com a possibilidade de degustar os vários sabores musicais encontrados no nosso vasto país. Importante salientar que esse é um registro inédito, músicas nunca antes gravadas. São obras de vários compositores brasileiros, como José Vieira Brandão, Ernani Aguiar, Artur Iberê de Lemos, José Alberto Kaplan, entre outros. Transcrevendo a promessa do chorinho carioca que abre este CD: “Neste natal vamos louvar ao Criador de forma bem original, bem diferente...”, vimos apresentar a maneira brasileira de comemorar “com muito canto, muita dança, muita festa”. Foi dado destaque a trabalhos de compositores do Estado do Paraná, como Brasílio Itiberê, Rodrigo Herrmann, Ítalo Todeschini, Henrique de Curitiba, José Penalva e Bento Mossurunga, personalidades que, lecionando, compondo ou regendo, contribuíram decisivamente para a formação de uma geração de paranaenses. Muitas das obras têm sua origem no folclore, melodias despretensiosas, música do povo. Seria possível ouvi-las cantadas pelas famílias, pelas crianças, nas escolas, comunidades. Outras, com sonoridades desconhecidas, conduzem a celebração por caminhos mais contemporâneos, e ainda outras remetem a países distantes, que nos influenciaram com sua cultura e sonoridade. Tudo isso é Brasil, terra de todas as gentes, e esse CD é nossa contribuição para que o país possa celebrar o natal adorando, embalando, “cantado, dançando e louvando o Menino Deus!”

A realização deste CD foi possível graças à Lei de Incentivo Municipal, através do programa Mecenato da Fundação Cultural de Curitiba e o apoio do Banco do Brasil, que custeou todas as fases do projeto. Para viabilizar a divulgação desse bem cultural Mundo afora, o CD vem com encarte ilustrado com muita brasilidade, textos das músicas e notas explicativas em 3 línguas: português, inglês e alemão.

14 comentários:

Marita disse...

Parabéns, Helma. Você é muito competente. Abraços, Maria

M. Regina disse...

Fico muito feliz por estar fazendo parte desse lindo trabalho.
Abraço
M.Regina

Anônimo disse...

Querido Cantorum!
Fico muito feliz pela comemoração dos 10 anos de existência!
Como o tempo passa... Lembro das primeiras reuniões para o início das atividades! Eu estive no desde o primeiro dia de ensaio!!
Obrigada por todas oportunidades e espero que como para mim, ele seja sempre um diferencial na vida das pessoas!
Helma, parabéns por toda dedicação e amor pelo Cantorum. Maria, parabéns por todo empenho em proporcionar momentos incríveis ao Cantorum e meus parabéns a toda a equipe, que sempre se dedica e ama o que faz.
Fica meu coração com vcs em toda a confraternização!
Um grande beijo
Luciana Elisa Hoerner

Ragnhild disse...

Bravo, bravissimo, sono curiosissima. Confirmo minha presenca 28 de novembro. Ate la, abracos Ragnhild

Anônimo disse...

Parabéns pelos DEZ ANOS CANTORUM e que venham outros muitos! Parabéns, Helma, pela condução do seu trabalho que dignifica a música coral. Com reabalhos dessa magnitude, que ganha é o povo amanta da cultura.
Abraço
Flávia Albiero

Unknown disse...

Parabéns, Helma!

Mais uma vez, o Cantorum inovando!!

Um Beijo,

Valentina.

Berenice Herrmann Mokwa disse...

Parabéns ao Cantorum pelo evento destes 10 anos, fruto de esforço e trabalho constantes, próprio de quem tem fé e realiza tudo com amor.
Congratulo-me com as cantoras e com a Helma, que magistralmente soube conduzir este projeto até nós: um verdadeiro presente à sensibilidade daqueles que sabem valorizar o que a arte tem de melhor.
Até dia 28 de novembro!
Da fã incondicional do Cantorum.
Berenice Herrmann Mokwa.

Marita disse...

Nossa Festa de 10 Anos foi um sucesso!
Obrigada cantorianas de outras épocas que vieram compartilhar conosco este momento tão especial. Foi especialíssimo ver todas vocês chegando e cantando conosco. Vocês todas estão sempre nos nossos corações.
Com carinho, Maria

Harry Crowl disse...

Olá Helma,
Confirmo a minha presença e a da Rose para o dia 28.

Um abraço,

Harry

Unknown disse...

Guardar

Guardar uma coisa não é escondê-la ou tranca-la.
Em cofre não se guarda coisa alguma.
Em cofre perde-se a coisa à vista.
Guardar uma coisa é olhá-la, fitá-la, mirá-la, por admirá-la, isto é, iluminá-la ou ser por ela iluminado.

Guardar uma coisa é vigiá-la, isto é, fazer vigília por ela, isto é, velar por ela, isto é, estar acordado por ela, isto é, estar por ela ou ser por ela.

Por isso melhor se guarda o vôo de um pássaro do que um pássaro sem vôos. Por isso se declara e declama um poema:
Para guardá-lo:
Para que ele, por sua vez, guarde o que guarda:
Guarde o que quer que guarda um poema:
Por isso o lance do poema:
Por guardar-se o que se quer guardar.

(Antônio Cícero)

Unknown disse...

Às queridas cantoras:
Obrigada por divulgar a música de meu pai, o maestro Rodrigo Herrmann!

Emocionada, aceitem meu carinhoso abraço,

Cecília Herrmann Menezes

Flávia Kay disse...

Eu vou =)

Linda homenagem ao meu avô!

Parabéns a todas vocês, meninas!

Um super beijo!

Marita disse...

Querida Maria!



Ainda estou pouco familiarizada com esta máquina denominada “computador”; a minha idade e principalmente a minha situação atual não me dão muita chance para me aprofundar na arte da informática. Porém, estou aqui tentando responder sua tão gentil mensagem e agradecer o convite para as festividades do l0 aniversário do Collegium Cantorum. Infelizmente, não pude assistir a nenhuma das apresentações; mas, pela programação que você me mandou e pelo pouco que pude ver, quando estive aí no sábado, posso dizer que fiquei realmente admirada com o trabalho que todas vocês tiveram em preparar condignamente esta data tão significativa, e, não só isso, mas principalmente a valorização que é dada a cada uma das integrantes, presentes e passadas.

Sinto-me orgulhosa em ter feito parte deste coral, mesmo que durante pouco tempo. À você Maria, em particular, une-me um sentimento muito especial, pois o seu pai, Rodrigo Hermann, foi o organista do primeiro coral em que cantei ainda menina, o Coro Feminino da Catedral de Curitiba. Quero parabenizá-la , bem como à Helma, pela seriedade, dedicação e principalmente pela competência com que dirige esta coral. Desejo a vocês muito sucesso e que Deus abençoe este belo trabalho. Com carinho, Maria Francisca.

Unknown disse...

Sempre estou presente nas apresentações do Cantorum e cada uma me surpreende mais e mais. Todo o trabalho é feito com o coração, podemos ver que todas as integrantes deste grupo sempre fazem tudo com muito amor, podemos ver isto no sorriso de cada uma em suas apresentações. Mais uma vez, parabéns, a apresentação de hoje estava maravilhosa (como sempre), Helma conduziu todo o coro como se fosse algo muito simples de fazer, mas todos sabemos que é um trabalho muito difícil.
Parabéns Cantorum, por mais este CD, um agradecimento especial à música de meu avô, Maestro Rodrigo Herrmann, a qual foi maravilhosa, e a toda a apresentação - como todas, muito prazerosa.
Um abraço grande à todas as integrantes deste coral que desejo que continue alcAnçando todos os seus objetivos!!! PARABÉNS!!!