In dulci jubilo - Concertos de Advento 2014





Aconteceu! Valeu!
Feliz Natal!
Em 2015 teremos mais, muito mais!

In dulci jubilo! Júbilo que ressoa através dos séculos de música da era cristã. Foi primeiramente entoado pelos anjos sobre as campinas de Belém na Judeia, e, mais tarde, incorporado aos cantos litúrgicos da igreja romana em latim. Com o tempo passa a ser cantado no vernáculo nas diversas regiões, compartilhando ao povo comum o júbilo do Natal de Cristo. Essa transição se deu de maneira suave, incluindo frases do idioma nacional ao texto original latino.

O fio condutor do programa são músicas assim concebidas. Michael Praetorius, foi um dos mais versáteis compositores alemães de sua época, no começo do sec. XVII. O seu In dulci jubilo usa expressões em latim mesclando-as com as frases em alemão arcaico.  Benjamin Britten, compositor inglês do séc XX, escreveu Ceremony of Carols em 1942, escolhendo canções natalinas inglesas antigas, nas quais aparece o mesmo fenômeno: o texto em latim mesclado com inglês arcaico.  No Brasil, o compositor José Alberto Kaplan, na segunda metade do séc. XX, reveste com nova estrutura os Vilancicos, algumas canções natalinas brasileiras antigas, e onde também o latim e o português convivem harmoniosamente.

Outro aspecto notável é o contraste de estilos. Na obra do alemão J. S. Bach, os corais extraídos do Oratório de Natal, tanto na versão instrumental (órgão) quanto na vocal, mesmo sendo obras jubilosas, apresentam profunda densidade tanto no contexto harmônico e melódico, quanto no texto poético e teológico. Já o Chorinho Natalino, do brasileiro José Vieira Brandão, transmite a leveza e o júbilo de um povo que festeja o natal num clima de verão.

Conclui o repertório um dos mais conhecidos cânticos natalinos, o  Adeste Fideles. Originalmente concebido em latim, o texto dessa música foi traduzido para muitos idiomas. Trazemos o original,  tomamos a liberdade de mesclar línguas aqui também, e convidaremos o público para cantar conosco a versão em português. Assim esperamos envolver com música a todos que nos honrarão com sua presença, e juntos partilhar dessa alegria e do doce júbilo natalino.

Nenhum comentário: