data: 28 de abril de 2010
hora: 19h30
local: Igreja Bom Jesusendereço: Pça. Rui Barbosa, Centro, Curitiba, PR
ingresso: gratuíto
Na saída haverá oportunidade para contribuir com as despesas do concerto, bem como adquirir CD e camiseta do grupo.
Regência e Direção Musical: Helma Haller
Convidado especial:
Fernando Gabriel Swiech (organista brasileiro radicado na Alemnha)
Release
Nesse recital pelo Coro Feminino Collegium Cantorum acompanhado do Órgão da Igreja do Bom Jesus, poderá se conferir a beleza das linhas musicais tão expressivas dos compositores contemplados no programa. Foram escolhidos 3 representantes alemães do movimento estético conhecido como “romantismo”: Felix Mendessohn-Bartholdy, Johannes Brahms e Robert Schumann, cujo bicentenário de nascimento se comemora em 2010.
No contexto artístico musical o romantismo se caracteriza pela autonomia do artista, e sua atividade se distingue graças à eliminação das normas, dando espaço muito maior à individualidade do compositor. Felix Mendessohn-Bartholdy, de quem é a famosa “Marcha Nupcial”, foi definido como o mais clássico dos românticos, dado que no seu estilo se combinam o amor pelas formas claras e equilibradas da linguagem musical da tradição clássica, com uma sensibilidade para o poético e irreal que fermentava com acentos brilhantes e vívidos no Romanticismo alemão.
O programa mescla obras dos 3 compositores ora apresentadas pelas vozes femininas, ora tocados nos vários manuais e pedaleira do órgão e ainda juntando, vozes e o órgão. Como o órgão se localiza atrás e no mezanino superior da igreja, haverá um telão onde será projetada a execução musical para que os ouvintes possam ter uma idéia melhor do instrumento e poderão acompanhar o desempenho do artista.
Esse concerto é uma iniciativa independente do Collegium Cantorum, e conta com a disposição generosa do organista Fernando Gabriel Swiech, paranaense atuante na Alemanha, para trazer ao público curitibano uma experiência prazerosa de entrar num mundo sonoro pouco explorado e pouco difundido em nossa cidade. Os textos cantados são obras de caráter sacro não litúrgico. O organista em seguida tem agenda no Rio de Janeiro, onde entre outras obras, apresentará este mesmo programa.
Programa
Felix Mendelssohn Bartholdy – Hebe deine Augen auf (do Oratório Elias)
1809-1847
Felix Mendelssohn-Bartholdy - Veni, Domine
(coro a 3 vozes e órgão)
Felix Mendelssohn Bartholdy - Sonate V (órgão solo)
Johannes Brahms - 1.“O bone Jesu”
1833-1897 2. “Adoramus te,Christe”
(de “Drei geistliche Frauenchöre”, op. 37)
Johannes Brahms Präludium und Fuge in a-Moll
1833-1897 (órgão solo)
Felix Mendelssohn Bartholdy - Laudate Pueri
(solistas, coro a 3 vozes e órgão)
Robert Schumann - Estudos op. 56 (órgão solo)
1810-1856
Felix Mendelssohn Bartholdy - Dominica II Post Pascha
1809-1847 Coro – Andante quasi Allegretto
(solistas e coro a 4 vozes e órgão) Duetto – Con moto
Solo/Coro – Grave/Allegro molto
Solistas:
Soprano 1- Ana Luisa Vargas Soprano 2 – Maria Herrmann
Contralto – Elizabeth Kozak
Nesse recital pelo Coro Feminino Collegium Cantorum acompanhado do Órgão da Igreja do Bom Jesus, poderá se conferir a beleza das linhas musicais tão expressivas dos compositores contemplados no programa. Foram escolhidos 3 representantes alemães do movimento estético conhecido como “romantismo”: Felix Mendessohn-Bartholdy, Johannes Brahms e Robert Schumann, cujo bicentenário de nascimento se comemora em 2010.
No contexto artístico musical o romantismo se caracteriza pela autonomia do artista, e sua atividade se distingue graças à eliminação das normas, dando espaço muito maior à individualidade do compositor. Felix Mendessohn-Bartholdy, de quem é a famosa “Marcha Nupcial”, foi definido como o mais clássico dos românticos, dado que no seu estilo se combinam o amor pelas formas claras e equilibradas da linguagem musical da tradição clássica, com uma sensibilidade para o poético e irreal que fermentava com acentos brilhantes e vívidos no Romanticismo alemão.
O programa mescla obras dos 3 compositores ora apresentadas pelas vozes femininas, ora tocados nos vários manuais e pedaleira do órgão e ainda juntando, vozes e o órgão. Como o órgão se localiza atrás e no mezanino superior da igreja, haverá um telão onde será projetada a execução musical para que os ouvintes possam ter uma idéia melhor do instrumento e poderão acompanhar o desempenho do artista.
Esse concerto é uma iniciativa independente do Collegium Cantorum, e conta com a disposição generosa do organista Fernando Gabriel Swiech, paranaense atuante na Alemanha, para trazer ao público curitibano uma experiência prazerosa de entrar num mundo sonoro pouco explorado e pouco difundido em nossa cidade. Os textos cantados são obras de caráter sacro não litúrgico. O organista em seguida tem agenda no Rio de Janeiro, onde entre outras obras, apresentará este mesmo programa.
Programa
Felix Mendelssohn Bartholdy – Hebe deine Augen auf (do Oratório Elias)
1809-1847
Felix Mendelssohn-Bartholdy - Veni, Domine
(coro a 3 vozes e órgão)
Felix Mendelssohn Bartholdy - Sonate V (órgão solo)
Johannes Brahms - 1.“O bone Jesu”
1833-1897 2. “Adoramus te,Christe”
(de “Drei geistliche Frauenchöre”, op. 37)
Johannes Brahms Präludium und Fuge in a-Moll
1833-1897 (órgão solo)
Felix Mendelssohn Bartholdy - Laudate Pueri
(solistas, coro a 3 vozes e órgão)
Robert Schumann - Estudos op. 56 (órgão solo)
1810-1856
Felix Mendelssohn Bartholdy - Dominica II Post Pascha
1809-1847 Coro – Andante quasi Allegretto
(solistas e coro a 4 vozes e órgão) Duetto – Con moto
Solo/Coro – Grave/Allegro molto
Solistas:
Soprano 1- Ana Luisa Vargas Soprano 2 – Maria Herrmann
Contralto – Elizabeth Kozak
2 comentários:
muito lindo, Helma. Parabéns!!!!!
Irmão da Maria concordo com ela!
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